Tuesday 26th September 2017,
Flávio Moreira

Por que anunciar no Facebook?

Flávio Moreira julho 17, 2012 Artigos, Destaque Nenhum Comentário
Por que anunciar no Facebook?

O Facebook é hoje uma das oportunidades mais certeiras para anunciantes, pois retém dados importantes dos seus usuários, como idade, sexo, localização, contatos e, principalmente, interesses, sendo possível direcionar os anúncios para públicos específicos. Claro, você pode anunciar no Google, Linkedin ou YouTube, mas o Facebook é a mídia mais eficiente para veicular suas campanhas.

Você já deve ter visto aqueles anúncios que aparecem do lado direito de algumas páginas do Facebook e como eles se encaixam ao seu perfil, interesses e região. Note que no exemplo anterior, o primeiro anúncio mostra um produto relacionado com mídias sociais, provavelmente por entender que eu me interesso pelo assunto, sendo um cliente em potencial.

A cobrança pelos anúncios é feita por clique (CPC) ou por milhar de pessoas que estão porpensas a ver a peça (CPM). O custo vai depender do quanto outros anunciantes estão dispostas a pagar pelo mesmo público-alvo, palavras-chave ou grupos de interesses.

No começo, uma das principais barreiras para os anúncios filtrados por interesses era justamente a falta desta informação. Isso acontecido pelo fato de algumas pessoas simplesmente não definirem todos os campos de interesses em seus perfis. Atualmente, este problema já pode ser contornado, pois ao citar um determinado termo ao assunto diversas vezes, o sistema já o “entende” como um interesse, não havendo a necessidade de os “likes” constarem em suas informações pessoais.

Para entender a mecânica, dê uma olhada nos campos de interesses do seu próprio perfil:

No painel de criação das campanhas, cada critério pode ser definido separadamente para que você atinja com maior precisão o publico esperado:

Com os Facebook ads, é possível anunciar “para dentro” do Facebook, direcionado o usuário para fanpages, aplicativos, abas, eventos ou posts específicos da sua fanpage, sendo esta ultima pratica chamada Sponsored Stories.

Com um CPM mais alto, também é possível veicular anúncios que direcionem para páginas externas. Apesar de ter um desempenho inferior, pode ser a melhor opção para casos específicos, como vendas por exemplo.

Para se familiarizar com o painel, acesse: http://www.facebook.com/ads/create.

Este será o primeiro de uma série de posts sobre como criar boas campanhas de anúncios no Facebook. Até a próxima!

Like this Article? Share it!

Leave A Response