Friday 17th November 2017,
Flávio Moreira

Pinterest para negócios – Parte 7

Flávio Moreira julho 18, 2012 Artigos Nenhum Comentário
Pinterest para negócios – Parte 7

Guia de boas práticas

Neste penúltimo post da série, vou listar algumas dicas que podem melhorar o seu rendimento no Pinterest. Algumas podem ser colocadas em prática imediatamente, outras dependem de análises de desempenho. O interessante aqui é entender como elas podem se adaptar ao seu negócio.

1) Abuse das ferramentas da página de “Goodies” do Pinterest. Lá você vai encontrar tutoriais de como colocar um “Pin it button” no seu site, atalhos para seu navegador e imagens padronizadas para usar em campanhas. De todas, o “Pin it button” é o fundamental. É com ele que você incentivará o usuários a compartilhar o seu conteúdo.

2) Seja a referência no assunto que você domina: isso acaba servindo para qualquer mídia, mas se você entende de algo, você precisa ser a referência, ser aquele que as pessoas procuram quando querem saber sobre este assunto. Como o Pinterest ainda é uma rede social relativamente nova no Brasil, ainda dá tempo de ser a referência no seu nicho de mercado.

3) Use hashtags: se você usa o Twitter, já deve entender o uso das hashtags. Elas ajudam a tornar o seu conteúdo mais amigável para buscas, pois agrupa posts dos mesmo tema em um termo único que os representa. Antes de usar uma hashtag, verifique qual termo está sendo mais usado. Há grandes chances de ele ser o mais buscado também.

4) Monitore a sua audiência: de nada adiantará o seu esforço para gerar bons resultados no Pinterest se ele for apenas empírico. Analise se o Pinterest tem gerado tráfego para o seu site. Se sim, quais são as imagens que mais renderam? Sabendo isso, você poderá repetir a fórmula para continuar acertando. Pensando nisso, adicione links na descrição dos seus pins… Faça o Pinterest trabalhar para você! Veja meu exemplo: uma semana depois que comecei a promover meus posts por lá, o Pinterest já passou a figurar como sétima fonte de tráfego para meu site.

 

5) Crie um pinboard de vídeos: sabe aquela palestra que você deu no congresso da sua indústria? Pega muito bem ter um este tipo de conteúdo registrado e publicado. Você pode colocar no mesmo painel alguns estudos de caso, filmes publicitários e discursos sobre sua marca. Há uma aba exclusiva para vídeos na homepage do Pinterest que pode ser vista como mais uma oportunidade de mostrar o seu trabalho.

6) Crie um pinboard com os “bastidores” da sua marca. Por exemplo: publique fotos do processo de produção de camisetas da sua loja. Ou um vídeo com o making of do filme publicitário do seu novo produto. Isso ajuda a “humaizar” a relação da marca com a sua audiência.

LEIA MAIS
Pinterest para negócios – Parte 1: O que é o Pinterest?
Pinterest para negócios – Parte 2: Como o Pinterest pode ser bom para meu negócio? Como eles ganham dinheiro?
Pinterest para negócios – Parte 3: Como criar a personalizar uma conta no Pinterest
Pinterest para negócios – Parte 4: Guia rápido de boas maneiras
Pinterest para negócios – Parte 5: Como conseguir os primeiros seguidores
Pinterest para negócios – Parte 6: Conteúdo é rei e precisa ser visual
Pinterest para negócios – Parte 7: Guia de boas práticas
Pinterest para negócios – Parte 8: Marcas que sabem usar o Pinterest

Like this Article? Share it!

Leave A Response