Tuesday 26th September 2017,
Flávio Moreira

O que é gamificação?

Flávio Moreira julho 17, 2012 Artigos, Destaque 1 Comentário
O que é gamificação?

O conceito mais comum pode resumir gamificação (ou gamification) como uso de mecânicas de games em outros contextos. Tais mecanismos podem facilitar a solução de problemas originalmente tidos como entediantes de uma forma mais prazerosa, com participação de usuários mais engajados e motivados.

“Essas características podem ser usadas em sites, comércio, comunidades virtuais, educação, publicidade e até em ações governamentais”

O que a gamificação faz é satisfazer algumas das necessidades básicas humanas não alcançadas ao longo de tarefas cotidianas. Aos acrescentarmos elementos de jogos, suprimos nossa busca por feedback, reconhecimento, status, superações, expressão individual e de fazer parte de algo coletivo. Quanto mais claras forem as regras do jogo, mais o usuário terá sua capacidade desafiada. Assim, quanto mais conquistas, menor o nível de tédio e ansiedade.

Exemplos de gamificação estão presente nas nossas vidas há mais tempo do que imaginamos. Tome os programas de fidelidade companhias aéreas ou cartões de crédito como modelo: nada mais é do que um jogo em que o objetivo é acumular pontos para alcançar realizações, que podem ser recompensas em prêmios ou mudança de status em relação aos demais jogadores.

Se ações de marketing e publicidade estão aí para levar o consumidor até a sua marca, a gamificação surgiu para reter este público e fazer com que ele se identifique com o seu negócio. Você quer aumentar o tempo que o usuário passa dentro do seu site? Otimizar a navegações pelo seu conteúdo? Criar uma comunidade engajada? Os conceitos de gamificação podem ser uma solução… Nos próximos posts sobre gamificação, tentarei explorar um pouco mais esses conceitos e compartilhar soluções que ajudem o seu negócio. É um assunto tão novo quanto fascinante para mim. Espero que vocês aprendam junto comigo!

Like this Article? Share it!

1 Comment

  1. andre carlos cabrera setembro 28, 2013 at 7:02 am

    bacana seu post vou me aprofundar mais nesse assunto sucesso

Leave A Response