Friday 17th November 2017,
Flávio Moreira

Faça com que o mundo te ouça: 10 passos para garantir sua presença digital

Flávio Moreira julho 19, 2012 Listas, Tutorial Nenhum Comentário
Faça com que o mundo te ouça: 10 passos para garantir sua presença digital

Gosto de pensar que a melhor marca que você pode promover é a sua marca pessoal. Ela ratificará a sua paixão, e como um apaixonado pelo assunto que domina, será lembrado como referência, o especialista neste tema. Não é à toa que este blog se chama FlávioMoreira.com: ele leva meu nome, é dele que eu quero que as pessoas se lembrem quando pensarem numa referência em mídias sociais. E para que o os outros pensem assim, você deve ser o primeiro a assumir este raciocínio.

Vamos listar quais são os primeiros passos para fortalecer a sua marca pessoal e garantir que ela seja presente na internet.

NOTA: este não é o único e muito provavelmente não é melhor jeito de fazer isso, é apenas o caminho que eu escolhi. Tome como base e veja como se adequar ao seu nicho.

1. Identifique a sua paixão

Nenhum assunto é chato o suficiente para que não seja abordado e revertido em negócios nas mídias sociais. Basta encontrar uma maneira divertida de fazer isso. A minha paixão é internet. Ou melhor, a minha paixão é a relação das PESSOAS com a internet. Viu como dentro de um cada nicho há um segmento que pode ser explorado? Fica muito mais fácil falar sobre algo quando você é o cara que mais entende sobre o assunto. Você é o especialista!

Vamos supor que você seja profissional das ciências atuariais. É muito chato ficar falando das suas análises técnicas de riscos e expectativas de seguradoras, certo? E se você falasse sobre como encontrar um seguro de automotivo mais barato? Ou sobre os fatores que encarecem o seguro de vida? Bem mais interessante, não? É um assunto de interesse de todos e está dentro da área que você domina.

2. Compre um domínio com o seu nome

Como eu falei na introdução do post, o seu nome é o seu maior bem ao fomentar a sua marca pessoal. Então você precisa que o domínio do seu site tenha o seu nome. Algo como SeuNome.com. É claro que se você tiver um nome comum como José da Silva, talvez o site josedasilva.com já exista. Tente então criar algo marcante que tenha a ver com o assunto que você domina. Algo como ZédosSeguros.com.

Se você ainda não vai criar o seu site, tudo bem. Compre apensa para garantir. E compre todos que puder: .com, .com.br, .tv… Nunca se sabe quando você vai precisar. Compre também um domínio com o nome dos seus filhos. Eles vão te agradecer.

3. Contrate um web designer

Sei que é o conteúdo que importa, mas se você tiver dificuldades para montar o seu próprio blog mesmo na instalação de templates prontos, contrate um profissional. É um dinheiro bem gasto. Se o seu site não tem um visual bacana, pouca gente vai prestar atenção para o conteúdo.

4. Defina a mídia que você tem mais facilidade

Pouca gente tem facilidade para falar. Se você tem, ótimo, passe sua mensagem em vídeo ou em podcast. Porém, se sua desenvoltura não é bacana, não há problema algum em ater-se ao texto. Num post futuro, veremos que a importância de dominar todas as mídias, mas, para um começo, escolha a que você é melhor.

5. Crie uma Fan Page, uma conta no Twitter, no Linkedin e um canal no YouTube

Mesmo que não for usar inicialmente, crie estas contas para garantir um username com o seu nome. Ele é tão importante quanto o seu domínio.

6. Faça com que suas contas conversem entre si

Acabou de criar uma fan page no Facebook? Coloque o endereço do seu site na descrição. Faça posts linkando para posts de outras redes sociais. Quanto mais elas se falarem, melhor rankedas ficam no Google e maior a facilidade de fomentar a sua comunidade.

7. Produza conteúdo. Muito conteúdo!

Comece reservando um hora por dia. Se você vai criar um post para o blog, pense já em uma série de posts. Além de lhe garantir um fluxo de raciocínio para um período, estimula o retorno dos leitores. Não se esqueça: tuíte seu post, envie por e-mail, coloque o link no Facebook. Faça de tudo para que ele seja visto pelo maior número de pessoas possíveis.

8. Busque quem precisa do seu conhecimento

Vá até a busca do Twitter e busque por palavras-chave do seu nicho. Não será difícil encontrar pessoas com dúvidas do tipo “qual é o melhor seguro para pessoas de 25 anos?”. Envie uma (@)reply para todas com uma resposta interessante e com o link para o seu blog. Se for o caso, faça um post especialmente para esta dúvida. Tenho certeza que, além de um novo seguidor, você ganhará também um potencial cliente.

9. Participe de discussões

No campo de busca do Facebook, procure por “Seguros” ou “Ciências atuariais”. Seja fã do maior números de páginas relacionadas ao tema. Seja membro de todos os grupos que conseguir acompanhar. Então participe das discussões, proponha novos tópicos, faça com que te ouçam. Repita o processo no LinkedIn, YouTube e Twitter.

10. Trabalhe a divulgação

Inclua seus links (twitter.com/zedosseguros, por exemplo) em tudo que puder. Na assinatura de e-mails, em botões chamativos do seu site e até no material offline, como cartões de visita, adesivos ou flyers.

Este é apenas o guia inicial para garantir sua presença digital e fazer com que o mundo te ouça. Mais para frente abordaremos como deve ser feita a comunicação específica em cada canal.

Like this Article? Share it!

Leave A Response