Friday 17th November 2017,
Flávio Moreira

Entenda e saiba usar as métricas do Facebook ads

Flávio Moreira março 20, 2013 Artigos Nenhum Comentário

Os dados que os Facebook fornece sobre o desempenho da sua campanha de anúncios pode dizer muito sobre como você deve seguir com a sua estratégia de marketing na rede social. Para isso, é importante entender as métricas fornecidas, quais são adequadas para o seu negócio e as que você mesmo pode criar a calcular manualmente de acordo com o seu objetivo.

Vamos começar com os termos que aparecem no seu Gerenciador de Anúncios:

Ações: todas as ações realizadas pelas pessoas dentro de 24 horas após visualizarem um anúncio. Tais ações podem ser um like na página, confirmação em um evento, interações com posts ou autorizar um aplicativo anunciado. Contam também os cliques nos anúncios que direcionam para links em outras páginas fora do Facebook.

Alvo: número único de pessoas que seus anúncios têm o potencial de atingir com base no seu direcionamento.

Alcance da campanha: número de pessoas únicas que visualizaram anúncios desta campanha.

Alcance social: número de pessoas únicas que visualizaram um anúncio nesta campanha com informações sociais. Por exemplo, se 3 pessoas visualizam 2 vezes um anúncio que diz que um amigo curtiu sua página, isto conta como 3 alcances sociais.

Cliques: número total de cliques que o anúncio recebeu. Se você está promovendo uma página, evento ou aplicativo, os cliques também incluem opções Curtir de páginas, participações em eventos ou instalações de aplicativos originados do seu anúncio.

Frequência: número médio de vezes que cada pessoa visualizou seu anúncio.

% Social: porcentagem de impressões onde o seu anúncio foi exibido com o nome de amigos que curtiram sua página, confirmaram presença no seu evento ou usaram seu aplicativo.

Taxa de cliques: número de cliques únicos recebidos divididos pelo número de vezes que o seu anúncio foi exibido.

Impressões: número total de vezes que seu anúncio foi exibido no site.

Impressões sociais: clique nos anúncios exibidos com os nomes dos amigos do visualizador que curtiram sua página, confirmaram presença no seu evento ou usaram seu aplicativo.

CPC (Custo por clique): custo médio por clique desses anúncios, calculado como quantidade gasta dividida pelo número de cliques recebidos.

CPM (Custo por milhares de impressão): custo médio por mil impressões nestes anúncios, calculados como a quantia gasta dividida pelo número de impressões recebidas.

Opções “curtir” de página: número total de opções ”Curtir” Página que você recebeu dentro de 24 horas após alguém visualizar ou dentro de 28 dias após clicar em seu anúncio.

Métricas calculadas manualmente

As métricas anteriores dizem muito sobre o desempenho da sua campanha, mas não necessariamente determinam o sucesso da sua estratégia. Para saber se você deve interromper ou manter os anúncios analisados, é necessário criar métricas de acordo com os seus objetivos.

Uma boa taxa de cliques não significa necessariamente que a campanha converteu em vendas, tráfego para o seu site ou aquisição de fãs. Sendo assim, o desempenho deve ser medido relacionando o resultado que você tem em mente com a verba investida. Vamos chamar este índice de Custo por ação final.

Como calcular o Custo por ação final?

Se você otimiza sua campanha por CPC: ( Cliques X CPC ) / nº de ações finais

Se você otimiza sua campanha por CPM, o cálculo é um pouco mais extenso, mas não é complicado: ( ( ( Alcance X Frequência ) / 1.000 ) * CPM ) / nº de ações finais

Por último, se você busca aumentar a base fãs para conseguir ações finais a partir da sua fan page, o índice manual é o Custo por fã (CPF): Verba gasta / Opções “curtir” de página

Com informações de facebook.com/ads

Like this Article? Share it!

Leave A Response