Friday 28th July 2017,
Flávio Moreira

Como conseguir mais cliques no seu post do Facebook usando call-to-action

Flávio Moreira fevereiro 22, 2014 Tutorial Nenhum Comentário
Como conseguir mais cliques no seu post do Facebook usando call-to-action

As recentes mudanças no algorítimo do Facebook e a consequente queda no alcance nos posts têm deixado alguns sites preocupados com o retorno que a rede social dá em audiência. Se a rede de Zuckerberg passou a priorizar boas histórias, estas, por sua vez, precisam de um diferencial para serem clicadas. Pensando nisso, sites como o UpWorthy e BuzzFeed têm se saído bem ao usar listas e/ou títulos que deixam uma ponta de mistério, sendo inevitável o clique para consumir o resto da informação. O resultado é refletido no alto compartilhamento dos artigos:


Fonte: brainstorm9

Porém, a competição pelo tão valioso clique ainda é alta, mas você pode usar um recurso adicional: o botão de call-to-action. Originalmente criado para promover posts em Facebook ads, os botões de chamada para ação podem ser adicionados em qualquer publicação regular de sua fan page. Com o perdão da redundância, você ganha mais um link clicável, chamativo e com muito mais apelo.

Este tipo de publicação não pode ser feito diretamente pela fan page, é preciso que você use a ferramenta de edição de anúncios do Facebook, o Power Editor, que roda apenas no navegador Google Chrome. Se você ainda não está familiarizado com a o Power Editor, visite o guia oficial para as primeiras instruções.

Fica mais ou menos assim:

Compare com um post não otimizado e nada chamativo:

Montando o post:

Para importar os dados, você vai precisar do ID da sua fan page. Basta acessar http://graph.facebook.com/NOMEDASUAFANPAGEAQUI e pegar o número em “id”. Depois de importar os dados da sua página para o Power Editor, clique em “Criar Publicação“. É possível também criar posts de foto, vídeo, status e oferta, mas é na publicação de link que os botões de chamado para ação estão disponíveis. Agora basta seguir os passos de preenchimento:

  • URL: destino para o qual você deseja enviar o usuário. Neste caso, a página do seu site;
  • Postar texto: “chamada” que você faz nos seus posts. Cabe aqui também um call-to-action;
  • Chamada para ação: aqui está o nosso segredo! Note que além do botão para continuar lendo pelo “Saiba mais”, também é possível usar para páginas de cadastro, compra, reservas e download. O uso vai da sua criatividade;
  • Título do link: é o texto em negrito que dá link para a sua história. O padrão é que ele “pegue” o título da sua página, mas você pode editar para colocar um pouco mais de mistério;
  • Descrição: exibe como padrão o primeiro parágrafo do texto da sua página. Também pode ser editado para descrever o porquê o link merece ser clicado;
  • Foto: será exibida como padrão a foto representativa da página. Aqui também cabe a edição manual. Para melhor aproveitamento do espaço destinado para a imagem representativa, use uma foto com pelo menos 1200×630 px.
  • Escolha a opção “Esta publicação será publicada na Página“;
  • Por fim, clique em “Carregar alterações“.

E o melhor: também é bem chamativo em mobile:

Lembre-se: o Facebook muda muito rápido. Aproveite enquanto ainda é possível usar a “gambiarra”. Na briga pelo clique, a otimização dos seus posts é muito importante, mesmo parecendo ser mero detalhe. É claro que o apelo ajuda, mas, no fim, é o conteúdo que faz toda a diferença. Espero que o empurrãozinho dê uma força!

 

Like this Article? Share it!

Leave A Response